Escorpião e Ursa Maior

Escorpião



O Escorpião e a mitologia grega

O escorpião foi o bichano enviado para atacar o guerreiro Órion.

Agora, algumas versões dizem que ele foi enviado por Ártemis que queria se vingar do guerreiro e outras dizem que foi Apolo quem o enviou, simplesmente porque ele não gostava do guerreiro.

O escorpião foi colocado nos céus do lado oposto ao de Órion, ou seja, se você vê Órion a noite [parte da constelação é aquele cinturão que o povo chama de 'As três marias' lol], provavelmente não consiguirá ver o escorpião do outro lado.

É um dos 12 signos do zodíaco e a casa é defendida por Milo.




Ursa Maior




A Ursa Maior na mitologia grega

Zeus, o deus safadão, apaixonou-se (de novo e de novo) pela ninfa dos bosques, Calisto. Para aproximar-se dela, utilizou seu velho poder de Mística para se passar pela deusa Ártemis. Como fingiu bem, acabou acolhido na casa da ninfa... bem, o deus fez sua parte e depois ela teve um filho chamado Arcas.

Hera, a deusa-corna, ficou puta, para variar, e transformou Calisto em uma Ursa. A pobre passou a viver nos bosques temendo os caçadores que a ameaçavam.

Tempo depois Calisto viu seu filho Arcas, que já era um homem, caçando e foi até ele para lhe dar um abraço. Seria uma cena bonita se o rapaz soubesse que aquela ursa que queria lhe dar um abracinho era sua mãe.

Mas ele não sabia e ergueu a lança para matá-la =/

Zeus que ignorava Calisto, viu a cena e antes que filho matasse mãe, ele transformou Arcas em um urso pequeno e enviou os dois para o céu do Norte, onde as estrelas sempre são vistas.

Assim temos no céu as constelações da Ursa Maior e Ursa Menor o/


Observação: Outra versão que diz que foi a deusa Ártemis quem transformou Calisto em Urso, pois esta teria ficado puta pela ninfa ter engravidado de Zeus.




Postar um comentário

0 Comentários