Censo 2010



Alguns devem se lembrar que ano retrasado (2010) os agentes do IBGE passaram em nossas casas fazendo algumas perguntas sobre número de pessoas na casa, religião, número de cômodos, renda mensal, veículos e etcetera. Era o censo, que no Brasil e em vários outros países, é feito a cada 10 anos.

Chineses, egípcios e o império romano foram povos que já faziam o censo.

Objetivos do censo segundo o site do censo 2010:

Através dos dados dos Censos é possível retratar, para níveis geográficos detalhados, a população e suas condições de vida, dando resposta às seguintes questões:

Quantos somos? Como somos? Onde vivemos? Como vivemos?

Eu acho o censo algo fantástico! Imagine passar de casa em casa e por amostra conseguir mostrar a cara do país em números. Lembrando que o Brasil é praticamente um continente, o 5º maior país da Terra em extensão e em população.

Olhe a dimensão do censo brasileiro:
  • Universo a ser recenseado: todo o Território Nacional
  • Número de municípios: 5.565 municípios
  • Número de domicílios: aproximadamente 58 milhões de domicílios
  • Número de setores censitários: 314.018 setores censitários
  • Pessoal a ser contratado e treinado: cerca de 240 mil pessoas (coleta, supervisão, apoio e administrativo)
  • Orçamento previsto: R$ 1,4 bilhão
  • Tecnologia: centenas de computadores em rede nacional, rede de comunicação em banda larga e 220 mil computadores de mão equipados com receptores de GPS
  • Unidades executoras: 27 unidades estaduais, cerca de 7 mil postos de coleta informatizados e 1.200 Coordenações de Subárea

Gráficos

Neste link você terá vários links de acesso aos dados do censo, ao lado direito terá um painel com links de visualização dos aplicativos, como este abaixo _ bem melhor do que ver por tabelas.

Aí, se estiver interessado tem que dar uma fuçada em cada gráfico, mas posso adiantar que dá para visualizar dados por região, estados, município. Você ainda escolhe quais as variáveis (tipos de dados como sexo, cor, renda e etcetera) e altera a escala da legenda.

Este mapa interativo (que é um pouco pesado) você pode até desenhar quais áreas quer os dados.

Dá para perder algumas horas brincando com estes mapas =D

Enjoy yourself!




Postar um comentário

0 Comentários