Povo = GADO, serviços de merda!

Este fim de semana estava eu voltanto de Itanhaém para Americana, quando ao passar pelo pedágio que fica em São Vicente sentido rodovia do Imigrantes, uma operação da polícia rodoviária estava ativa. O policial pediu que eu parasse, parei, estacionei a moto, desci, tirei o capacete, peguei a carteira de habilitação, o documento da minha moto e entreguei ao policial. Ele checou os dados, escreveu algo no papel sobre a prencheta e foi para averiguar o veículo.

Meu pesadelo começou aí...
Descobri da pior maneira o que era o tal do Tread Wear Indicator (TWI), que é uma marca que fica gravada entre os sulcos dos pneus (aquelas frestas).

Quando essa marca encostar no chão, quer dizer que o pneu não tem mais condições de uso. E não importa qual fresta, qualquer uma que encostar, o pneu já era. Pelo menos é assim que o cara da lei pode interpretar.

No meu caso, apenas a marca do centro estava com esse problema. O guarda não quis saber, mandou eu encostar a moto e disse que o veículo seria apreendido pois eu (palavras minhas) era um risco potencial para minha vida e para vida dos demais da rodovia.

Depois disso ele procurou por detalhes para ver se havia algo a mais de errado para somar a multa, e quem procura, acha... a lanterna do freio estava laranja e não vermelha, e tomei mais uma multinha.

A lei é a lei, se está no código que o cara tem que fazer isso, e ele está fazendo, o que podemos fazer? Se meu pneu era uma real ameaça para minha vida e para os demais, e o estado, através da policia estava me impedindo de prosseguir com o veículo defeituoso com o cristalino objetivo de salvaguardar estas vidas, eu deveria me sentir feliz e satisfeito com a situação.

Certo?

Não sei se está certo ou se está errado de um ponto de vista mais amplo, mas eu não posso concordar com muita coisa.

Impostos

Todo e qualquer produto que produzimos, compramos, vendemos e serviços que utilizamos, seja público, seja particular tem uma carga tributária.

Estas cargas tem vários nomes: IOF, IPI, IPVA, IPTU, ICMS(extinto), IVTNC e etcetera.

O site do impostômetro mostra alguns números curiosos.

Eu só peço cuidado ao analisar este site, pois ele é apoiado pela Associação Comercial de SP, então seu objetivo é livrar os ricos e as empresas dos impostos, esse apelo popular é completamente falso e risível. É a burguesia da burguesia querendo se dar bem, portanto, olhe, mas sem se deixar levar pela ideologia. Lembrando: se a burguesia pagar menos impostos, quem vai compensar? Haha, não é necessário dizer.

[Na realidade eu só citei este link para avisar sobre seu grau de periculosidade à nossa inteligência].

Aqui a parte sobre impostos do site do Governo Federal.

Estes impostos possibilitam o governo federal, estadual e municipal de promoverem o bem estar social: saúde, educação, saneamento básico, emprego, moradia, alimentação, transporte, segurança, prática de esportes e etcetera.

Um destes impostos é o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores, o IPVA, que é imposto estadual. O valor do imposto é determinado por estado, ou seja, enquanto em São Paulo cobra-se 4% de IPVA, em Santa Catarina é cobrado 2%.

Vamos pensar: nós pagamos imposto anualmente para o nosso veículo poder rodar, ai nós também pagamos para ter uma habilitação de condutor, a CNH, que temos que renovar de 5 em 5 anos.

Então,

pagamos imposto pela rodovia,
+ os pedágios
+ a CNH e suas renovações
+ o IPVA anualmente.


Serviços Públicos

O governo tem várias autarquias para administrar seus mais variados serviços em vários lugares do Brasil. Por exemplo nós temos o Departamento de Estradas e Rodagem (DER), cuja missão é:

"É missão do Departamento de Estradas de Rodagem administrar o sistema rodoviário estadual, sua integração com as rodovias municipais e federais e sua interação com os demais modos de transporte, objetivando o atendimento aos usuários no transporte de pessoas e cargas."

Se você quebra em uma pista de responsabilidade do DER, você tem um número para ligar, e eles vão te resgatar sem cobrar nada, assim como a empresa privada CCR AutoBAn, provavelmente está no contrato dela com o governo que ela tem que realizar o serviço tal como o DER.

Cada autarquia tem seus processos e procedimentos para tratar de seus clientes e financiadores, nós o povo.

A policia também é uma autarquia que é paga com o dinheiro do povo, ou seja, a policia trabalha para o povo _ lembrem: SERVIR e proteger.

Povo = GADO

Voltando na odisséia, minha moto foi presa pelo policial rodoviário, eu me irritei pois estava 200 km longe de casa, e 70km distante de onde eu tinha saído. Perguntei ao guarda o que eu fazia neste caso, e ele sabiamente me perguntou:

_ Como você chegou aqui?

Eu pensei que ele estava brincando comigo, mas ele estava sério, nisso, apontei para moto e disse: Eu vim de moto, ORAS! Ele me olhou e disse: _ pega um ônibus para sua cidade (a rodoviária estava muito longe).

ou seja,

SE VIRA PIÃO!

um representante do estado, meu empregado, seu empregado, empregado dele mesmo, apreende meu veículo, naquele momento meu único meio de voltar para casa, não me dá alternativas de volta e ainda diz para eu me virar!

E se eu estou sem dinheiro? E se eu estou sem crédito no celular? E se eu estou com cartão de débito e o motorista do bus só aceita em cash?

Meu veículo era uma ameaça a minha vida e dos demais? Não vou entrar nesse mérito, se ele disse que eu estava errado, beleza, prenda meu veículo, mas isso não tem nada a ver com eu ficar largado no meio da pista tendo que me virar, sem que ele saiba, ou tente saber se eu tenho meios de sair dali ou não.

Não quero atribuir a responsabilidade a policia, mas sim ao estado. O estado cria as leis, cria as punições e simplesmente quer que você se dane se você cometer alguma falha. Custava ter com a blitz, um ônibus público que levasse as pessoas para a rodoviária mais próxima?

Voltando ao policial: custava ele ter me dado uma opção, como trazer um mecânico e sanar meu problema ali mesmo? Nãooooooooo, ele tem que prender sua moto e dificultar as coisas e te fazer gastar dinheiro. Parece que eles gostam de ver o povo se fodendo. Eles NÃO ligam para a segurança de nada, eles querem é te punir porque eles tem farda, é essa a impressão que dá.

Por sorte eu falei com minha namorada, que ainda estava em Itanhaém e ela me buscou com o tio dela.

No dia seguinte...

Descasos e mais descasos. Povo = GADO

Quando o policial te dá a multa, te dá um lindo papel com telefones de contato do patio, contém um número de agência para depositar um dinheiro, além dos valores para liberação do veículo.


O DER cobra para guinchar seu veículo: R$ 126,12;

O DER cobra por km deslocado do local do guincho até o patio. Minha moto foi presa em São Vicente, e o patio fica em Itanhaem, 40km distante, porque é o patio mais próximo. O estado NÃO dá jeito em construir um patio (patio não é público, para ajudar) por cidade, e você paga pelo deslocamento. Muito justo!

O DER cobra pela estadia no patio. Minha moto foi presa no domingo por volta das 16 horas e liberada 24 horas depois... engraçado, um dia tem 24 horas e eu paguei 2 dias de estadia. Se isso não é o estado te roubando...

Enfim... no papel tem 4 números de telefone para informação, o único gratuito NINGUÉM atende, ou seja, vai você gastar com crédito. No papel, tem um número de conta bancária, você tem que ir no banco e depositar o valor... é isso mesmo:

VOCÊ TEM QUE IR NO BANCO! eles não tem máquina de cartão ou qualquer método de receber o dinheiro no local!

Depositado o dinheiro, tirado xerox do comprovante e dos documentos, você vai até o patio. Chegando lá, você tem que ter um papel de liberação da policia rodoviária, mas tem um problema, aliás, dois:

O POLICIAL NÃO FICA NO PATIO, ELE FICA NA BASE, NA ESTRADA, LONGE DALI. A moça do atendimento não disse isso, e pior, o policial disse que era só ir no patio também. Ou seja, você tem que pagar taxi e ir até base da policia para ele preencher um papel e carimbar outro.

Aí, finalmente, eu voltei para o patio, onde tem só uma moça que atende, e um senhor que faz a vistoria. SÓ UM! Dei entrada na liberação e aguardei... quase uma hora depois fui chamado para retirar minha moto. O estado de conservação dela estava bom, apesar de terem desparafusado o retrovisor (deviam desparafusar o próprio rabo), mas... minha moto não ligava LOL

UM FILHO DA PUTA LARGOU A MOTO LIGADA E ACABOU A BATERIA!! Eu tive que empurrar a moto até um mecânico! A sorte que minha namorada (tadinha) carregou as coisas comigo.

PORRA BRASIL, QUE MERDA É ESSA?????

É isso mesmo que você quer, enlouquecer o povo? Dificultar tudo o que você puder para que as pessoas desistam?! Para que elas enlouqueçam?! E para quem reclamamos, para a policia?!

Eu gostaria de manifestar minha vontade de abrir um B.O. contra o serviço do DER, do patio e da policia rodoviaria que juntos fazem um time do barulho! Te saqueam, passam informações erradas e fazem o possível para você desistir dos seus bens!

voltando a conta:

pagamos imposto pela rodovia,
+ os pedágios
+ a CNH e suas renovações
+ o IPVA anualmente,
+ serviços,
+ falhas dos serviços,
+ roubo dos serviços.

Viva o Brasil \o/

[Desculpem as palavras chulas, minha raiva ainda é muito grande, não consigo me conter].

Postar um comentário

1 Comentários