Bússola


Senhoras e senhores, esta imagem acima contém uma das invenções mais importantes da história humana. Há quem diga que, como invenção tecnológica, ela só perde para a roda,

Imagine que você acaba de abrir os olhos, e a luz do sol ardente os machuca, e você os fecha novamente de dor. A sonolência e o despertar travam uma curta batalha em sua mente e você finalmente consegue abrir os olhos novamente, bem devagar. Quando o faz, olha ao redor e tudo que vê é azul como o oceano. Até que percebe que de fato aquilo é o oceano, e você está sobre um barco de madeira não muito novo, com dois remos, um cantil com água potável, uma arma com uma bala só e uma bússola!

Toda essa parafernalha acima é só para dizer que nem tudo está perdido, você ainda pode saber para que lado ir _ mesmo que não se lembre como ali chegou.

A bússola magnética tem dentro de si um pequeno imã que fica equilibrado sobre um ponto, uma das extremidades tem uma marcação colorida ou um N _ de nabo, neto, níquel e norte.

Imagine (ou observe a imagem ao lado) que a Terra também tenha um Imã Gigante dentro de si que vai de um pólo ao outro.

Imagine que a extremidade Norte desse "Grande Imã" aponta para o Sul, e a extremidade Sul aponte para o Norte.

Lembre-se que os opostos se atraem: positivo e positivo se repelem, e positico com negativo se atraem.

Então, para que a bússola possa apontar para o Norte, o pólo Norte tem que ter uma extremidade Sul!

Então não importa em que lugar da Terra esteja, o ponteiro da bússola irá apontar para o local oposto a extremidade Norte do imã Gigante da Terra, que fica no Sul!

Em outras palavras: o pólo Norte geográfico, é o pólo Sul Magnético, e, o pólo Sul geográfico é o pólo Norte magnético.

A bússola, vai apontar para para o pólo Norte geográfico, porque ela está se opondo ao pólo sul magnético.

Esta imagem da direita deixa bem claro o que eu tentei explicar até agora _ eu tentei, sério.

Importante: a Terra NÃO tem um imã gigante dentro de si, não é assim que funciona exatamente o magnetismo da Terra. Porém, explicado dessa forma é possível entender como a bússola funciona.

Bom, eu sou de 1987, e sou comtemporâneo de Pedra dos Sonhos, Tim Tim, Cadê o Léo?, Rá-Tim-Bum, Glub Glub e o Mundo de Beakman (Paul Zaloom, Mark Ritts, Alanna Ubach). Eu me lembrei que ele tem um quadro em um de seus programas que trata sobre Magnetismo, assistam aí!





No próximo post sobre o assunto, eu vou postar como se localizar sem a bússola o/

Auf Wiedersehen!

Postar um comentário

0 Comentários