Pouco mais que nada

We're riding in a crazy train!
Este mundo é uma aberração.

A campanha difamatória que os imperialistas estadunidenses fizeram contra o comunismo foi tão grande, que há tempos, chamar alguém de comunista virou quase que um palavrão, uma chacota: "Você é um comunista!".

A atual guerra contra o terrorismo do oriente médio substituiu a guerra contra o comunismo russo.

Existe uma razão para se odiar o comunismo: a proteção a propriedade privada e a acumulação de capital pela burguesia. O ódio foi tão grande _ e Cuba sabe disso _ que se esconde inclusive o fato que a URSS ou Cuba não foram socialistas. Nem de longe.

Você tem duas vacas. O estado pega as duas e te dá um pouco de leite. Legal a piada, só que isso não é comunismo.

No capitalismo, a exploração está na mão do patrão, do burguês, detentor dos meios de produção, que paga um salário de merda para um trabalhador que nada tem, e sem escolha, acaba vendendo sua mão de obra. Não existe escolha por parte do trabalhador, existe uma necessidade _ no máximo ele escolhe por quem será explorado. No capitalismo de estado, o Estado se torna o patrão, se torna uma grande empresa. O trabalhador continua explorado e recebendo um pouco mais que nada, do Estado. E era exatamente assim que as coisas funcionavam na URSS, Cuba, China e outros.

Esse ódio ao vermelho sangue socialista, vindo da direita conservadora, persiste até os dias de hoje. Toda vez que a burguesia se sente ameaçada, ela se une contra o inimigo do comunismo. São seus dois minutos de ódio contra Goldstein.

Por mais utópica que seja a visão de uma sociedade comunista, imagino que o sonho de um mundo melhor não deveria morrer. Sonho que não é só meu. Vejo muitas pessoas sonhando com o dia em que não haverão mais guerras, nem fome, nem miséria, nem natureza destruída. O estado, se houver, será uma instituição do povo para o povo com o povo.

Quem sabe chegará o dia em que olharemos com desprezo, com cara amarrada, para qualquer banqueiro safado que passe pela cidade _ assim como olhamos para os negros pobres da periferia paulistana. Fecharemos os vidros de nossos carros simples e não poluentes para não ver um bacanão de carro importado, assim como fechamos para os pedintes noiados do trânsito. O dia em que num surto de ódio, pediremos a cabeça do empresário milionário, e não a do pai de família desesperado que roubou o supermercado porque os filhos tinham fome. Neste dia, ser banqueiro será crime; patrão, palavrão; trabalhadores, mulheres-homens livres!

Riqueza, para os ricos

Voltando dos devaneios para este lugar feio, volto a notar a estranheza desse mundo.

A grande parte do capital deste mundo está nas mãos de pouquíssimas pessoas, e se você está aqui lendo o que eu escrevo, saiba: na sua mão não está. Aliás, consta alguns estudos que 0,6% da população adulta do planeta Terra, possui 39% de toda a riqueza.



A estranheza mora no fato de ao invés de pensarmos um mundo melhor, justo e sem exploração, fazemos exatamente o contrário. Mergulhamos na mesquinhez, na rotina, na alienação e expomos nossos lombos para as chibatadas dos senhores _ e isso é só o fim, é só fim!

Louvam-se os ricões, os Eikes _ opa! _  os sheikes, os Gates, os Jobs. E não importa se as empresas deles se instalam em países pobres para além de sugar recursos e pagar menos impostos, ainda semiescravizam o povo. É bonito ser o Gates. É lindo ter um iPutaqueopariu. Feio mesmo é dar bolsa esmola, bolsa presidiário, bolsa vagabundagem. Tirar o miserável da miséria é feio. Tentar dar o mínimo de dignidade para o povo pobre é horrendo, bonito é ser burguês.

Somando o salário das pessoas que moram na tua casa, digamos que dê um total de R$10mil, e essa é a pífia diferença entre vocês e um mendigo. Enquanto a diferença para um falido Eike, é de milhões. Estamos sempre mais perto da pobreza do que da riqueza, mas sempre mais longe do pobre.


Alienação rotineira

A vida é um trem bem ilusório, né não sô?!

Vemos tanta propaganda na TV, com atrizes brancas, loiras, do olho claro, dos dentes bonitos, de bom perfume, belos cabelos, nenhuma celulite nem marca de absorvente, que nos dizem o que comprar, em qual data comercial-comemorativa comprar, em quantas vezes pagar e que juram que precisamos daquilo mais do que o pãozinho com manteiga na chapa das manhãs frias de julho.

A rotina é dura, é o pai querendo que tu tire boas notas, a mãe querendo que tu arrume um emprego, são os amigos querendo que tu dê o primeiro beijo / primeira foda / arrume uma namorada, patrão brigando por seu atraso de 1 minuto e 17 segundos, professor que não sabe / não tem vontade de dar aula querendo que tu fique acordado na aula ridícula dele, são as buzinas do trânsito, é a polícia que te para quase todo dia na blitz porque tu tem carrão e é negro, é a namorada que reclama que tu não lembra qual frase que disseste para ela no dia em que se conheceram há 5 anos atrás...

É difícil filosofar no pouco tem que se tem para dormir, descansar e ficar alcoolizado. Pais, mães, tios, avós, adolescentes arrimos de família sabem disso. O capitalismo não permite que ninguém fique parado, inclusive, há palavras, nenhuma delas elogiosa, para caracterizar quem quer ficar parado: vagabundos, indolentes, inúteis, inválidos.


Filosofar inclusive, já ouvi falar, é coisa de doido. Pensar diferente é quase uma crimideia, em novilíngua. O pensamento único se espalha que nem uma praga. Ele está em todas as casas, é transmitido pelas grandes redes de tv, pelos jornais, pelo rádio e tem seus tentáculos inclusive na internet.

Em que momento do dia podemos nos sentar e falar sobre a vida? Como vamos fazer revolução se a massa é muda? Porque estes bilhões que tanto sofrem, não vão lá e destronam a meia de dúzia de senhores que por aí existem? Por que tanto medo?

Nossos cães ficam felizes com um pouco de ração que recebem de seus donos, e o mesmo poder-se-ia dizer de nós, animais racionais, que ficamos feliz com as migalhas que nos são lançadas pelos patrões. Olhem como somos evoluídos...

Lucro (2012)

Exxon Mobil - $44,880 milhões;
Apple - $41,733 milhões;
Crevron - $26,179 milhões;
J.P. Morgan Chase - $21,284 milhões;
Wells Fargo - $18,897 milhões.

A Wells's Fargo tem 1/3 das hipotecas dos EUA. Lembrando que com a crise das hipotecas de 2008, muitas pessoas foram para o olho da rua, e o governo ao invés de ajudar o povo, salvou os bancos! Da hora o capital =D

Tenham certeza que muita gente que trabalha nestas empresas ganha um salário menor que o seu e o meu. Eu não sei o quanto você, escasso leitor, ganha, mas eu ganho pouco _ quando levo em consideração o lucro da empresa, sabemos que ganhamos menos ainda, pouco mais que nada...

Daily Finance