Banco de Dados



Em inglês a palavra é database, o que em tradução literal seria como base de dados.

Antes de falar o que é um banco de dados, primeiro precisamos saber o que são dados.

Dados são cubos (6 faces, 12 arestas e 8 vértices), cujo cada uma das faces possui uma quantidade definida de símbolos pintados, de forma que a quantidade destes símbolos representam o valor daquela face. Segundo um professor que tive, um dado honesto tem faces numeradas de 1 a 6.

Haha, não são destes dados que vou falar.

Dados e informação

Dados são uma representação física de algo em forma de números, palavras ou imagens e não faz sentido para quem os recebe.

Digamos que alguém escreva o número 3 bem grande em uma lousa e não diga nada. Todos olharão embasbacados para aquilo e pensarão: What the f..k?? Daí, sem nada dizer, a mesma pessoa escreve duas palavras: laranjas e casa.

Você pode inferir "Em casa tem 3 laranjas?", mas outro pode pensar "Ela tem 3 casas laranjas?", e outro pode ir mais longe ainda "os laranjas tem 3 casas?". Estes dados não estão conectados entre si, e portanto sozinhos não são capazes de gerar uma informação clara.

A pessoa retorna a lousa e escreve mais 2 palavras: de e trouxe. Mas as palavras continuam desordenadas, e isto ainda não é uma informação.

Finalmente a pessoa vai a lousa e completa o enigma, ordenando as palavras: "Trouxe 3 laranjas de casa", e em seguida retira 3 laranjas de sua bolsa _ na boa, isso era desnecessário.

Os dados foram escritos de forma coerente e agora uma informação foi gerada. De forma geral, a informação é a organização e ordenamento dos dados de forma útil.

Agenda Telefônica

Faz de conta que você é um produtor de trufas. Você fabrica as trufas no aconchego do teu lar, repassa estas trufas para pessoas que vão vender para você nas escolas, faculdades, no trabalho e etc. 

Você não é muito chegado nesse lance de tecnologia e tem medo de ligar o computador, então controla tudo no papel.

Você tem os tais dos caderninhos onde controla as vendas e uma agenda para anotar alguns dados dos vendedores.



Esta agenda tem alguns campos para serem preenchidos:

Nome;
Endereço;
E-mail;
Telefone;
Celular;
Fax.

A escolha desses campos segue uma lógica.

Você precisa saber de quem é o telefone para poder entrar em contato. As pessoas normalmente possuem um número fixo e um celular, e no caso de empresa, um fax _ hoje em dia nem tanto. O campo endereço e e-mail poderiam não estarem na agenda, mas são dados adicionais importantes caso você queira preencher.

Antes de cada espaço dos campos, estão suas descrições, assim a pessoa sabe exatamente onde ela deve preencher cada dado. Cada campo, tem um espaço reservado para seu preenchimento. Não ia adiantar haver 2cm para colocar um nome, não caberia. Da mesma forma que não faria sentido um campo muito extenso para escrever o telefone. Com mais ou menos 15 dígitos se escreve um telefone com DDI e DDD. Exemplo: 055 19 34621026.

A agenda tem várias páginas, e nas bordas tem umas abinhas com uma ou duas letras. Estas abas servem para organização da agenda, pela aba facilita a busca de um contato. 

Então se você inserir na agenda o telefone do “Bar do Lemão”, para maior organização você colocaria na página cuja aba é a letra B.

A agenda de papel é interessante mas tem algumas limitações.

Digamos que você preencha todas as folhas dos contatos com a letra A:
  • Continua na letra B _ organização vai para o espaço;
  • Risca um A de caneta azul sobre a letra de uma aba, de uma página pouco ou não usada. Tipo sobre a letra X _ a agenda fica horrível e um pouco desorganizada;
  • Compra uma agenda nova _ daí quando precisar consultar um contato, tem que procurar em quantas agendas possuir.
Digamos que o “Bar do Lemão” mudou de endereço ou de telefone:
  • Se preencheu de lápis, pode apagar e copiar de novo _ enxergar coisas escritas a lápis não é tão bom quando enxergá-las escritas a caneta;
  • Se preencheu de caneta, pode usar corretivo e escrever por cima;
  • Se não tiver corretivo, pode riscar e escrever no espaço que sobrou no campo _ se sobrou espaço;
  • Se quiser manter a estética da agenda, pode inserir novamente os dados dele em outro espaço, e riscar os dados antigos (ou marcar de alguma forma) para não se confundir, porém terá dados duplicados.
Digamos que seu cachorro gracioso,  subiu na pia, colocou a agenda na boca e foi dar um rolê com ela na garagem molhada. Aí quando você viu a agenda, o querido cãozinho foi lá e mijou sobre ela. Aí já era parceiro!

Não estou dizendo que o papel seja inútil, não é isso, apenas que existem outras maneiras de lidar com a situação.

Uma tabela no excel por exemplo:


AGENDA TELEFÔNICA
NOME
TELEFONE
CELULAR
ENDEREÇO
E-MAIL
Amandinha
3333-3333
99999-9999
Rua Noruega, 69 - Capivari
amanda.hta@email.com
Bar do Lemão 1
3333-3333
99999-9999
Av Brasil, 167 - Americana
bardolemao @email.com
Bar do Lemão 2
3333-3333
99999-9999
Av Paulista, 2592 - Americana
Bardolemao2@email.com
Joana
3333-3333
99999-9999
Av Brasil, 12056 - Limeira
joaninha@email.com
Pedrão
3333-3333
99999-9999
Rua 2, 10 - Campinas
pedroc@email.com
Tia do Vitor
3333-3333
99999-9999


Zuleyka
3333-3333
99999-9999
Rua Boa Morte,  21 - Hortolândia
zu.leka@email.com
 

Claro que para usar uma planilha você precisa de um computador e por sua vez de um software de planilha (ms office: excel, br office: calc), ou conexão com a internet para utilizar alguma planilha online (google docs). Hoje em dia os preços dos computadores são bem mais acessíveis, então não é o fim do mundo adquirir um.

Estes dados também podem ser armazenadas em um smartphone ou em um tablet, que são até mais baratos que um computador. No caso do smartphone é mais interessante ainda porque você pode além de anotar o número, entrar em contato facilmente através de mensagem, ligação ou video conferência.

“Ok, ok, entendi. Vou comprar um smartphone para registrar meus contatos. Mas e minhas vendas? Eu agora quero controlá-las por computador”.

Here we go!

Comentários