AD: Ideb - introdução

Sobre o ideb

O Ideb (Índice de desenvolvimento da educação básica) é um indicador de qualidade educacional que combina informações de desempenho em exames padronizados (Prova Brasil ou Saeb) – obtido pelos estudantes ao final das etapas de ensino (4ª e 8ª séries do ensino fundamental e 3ª série do ensino médio) – com informações sobre rendimento escolar (aprovação).

A partir de 2019 o Saeb incluirá também a educação infantil, e os exames serão além de português e matemática, de ciências da natureza e ciências humanas. Os exames serão aplicados de dois em dois anos, sempre nos anos ímpares, com a divulgação do resultado nos anos pares.

A metodologia do ideb foi aplicada aos países da OCDE (Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico), e verificou-se que 6 é média necessária para estar entre os 20 melhores colocados, por isso o governo fixou em 6 a meta a ser perseguida para 2022.

Segundo o portal do MEC, todos os mais de 5500 municípios aderiram ao compromisso com as metas do ideb. Nos locais em que se verificar uma maior necessidade de investimento, o governo se dispôs a usar verbas do Fundeb (Fundo da Educação Básica) para que as metas sejam atingidas.

O índice tem resultados a nível nacional, estadual, municipal ou por escola, e podem ser consultados no endereço http://ideb.inep.gov.br/resultado.

Nas análises realizadas, existem algumas categorias utilizadas pelo MEC para agrupar os dados.

Séries:

  • Ensino Fundamental – Anos Iniciais (4º série / 5º ano);
  • Ensino Fundamental – Anos Finais (8º série / 9º ano);
  • Ensino Médio (3º série EM).

Administração / rede:

  • Total (escolas públicas urbanas e rurais, escolas privadas urbanas e rurais);
  • Rede Pública (escolas públicas urbanas e rurais);
  • Rede Estadual (escolas urbanas da rede estadual);
  • Rede Municipal (escolas urbanas da rede municipal);
  • Rede Privada (escolas urbanas e rurais da rede privada).

Notas e metas:

  • as notas vão do ano de 2005 até 2017;
  • as metas do ano de 2007 até 2021.
  • o valor mínimo das notas e metas é 0;
  • o valor máximo das notas e metas é 10.

Crítica ao ideb

Em primeiro lugar precisamos questionar o sistema de educação que temos, que é basicamente um sistema de cadeia (!) de produção. Precisamos pensar se realmente o processo de aprendizado tem que passar por provas padronizadas e métodos de ensino que não levam em conta as particularidades dos estudantes. Temos que pensar se realmente uma nota, um número frio numa planilha é capaz de demonstrar toda a complexidade que existe por detrás.

Considerando o sistema que temos atualmente, quero deixar o questionamento se realmente a metodologia usada pelo governo é a mais adequada para medir o nível da educação no país. Talvez com a mudança para este ano de 2019 que irá adicionar os testes de ciências humanas e da natureza, tenhamos resultados completamente diferentes.

Questionar a metodologia é sempre válido (e não só as notas em si, mas como os testes são aplicados, e quais critérios são utilizados), para que tenhamos um retrato cada vez mais realista da nossa educação.

Outra discussão possível, é se estes modelos de avaliação do governo não conferem um caráter de competição entre escolas, ou a priorização de determinados conteúdos para forçar um melhor desempenho nas avaliações _ fazendo com que o professor perca parte da sua liberdade em sala de aula.

E por último mas não menos importante, um dos critérios do ideb são as aprovações, e quem estudou ou trabalhou em escola pública, sabe que a reprovação praticamente não existe. Muitos professores acabam tendo que passar os alunos de ano, mesmo sem ter a nota necessária.

Isso tudo é importante de ser pensado, pois os governantes podem tranquilamente usar dados favoráveis como forma de propaganda, tentando fazer acreditar numa excepcional realidade para a educação de sua região, mas que na realidade é pura manipulação da forma de se obter tais dados _ ainda que a metodologia dos cálculos seja considerada adequada. A questão não é só sobre os dados em si, mas de que forma eles foram conseguidos.

Análise de dados

Uma boa análise começa com algumas questões filosóficas: o que queremos analisar? Porque queremos analisar? Qual o objeto de nossa análise? Qual o objetivo deste análise? Onde consigo os dados? Como mostrarei estes dados? Para quem os mostrarei?

Fazer uma análise de dados pode se tornar tão complicado quanto qualquer tipo de análise, se não nos organizarmos minimamente.

Em primeiro lugar, precisamos definir um problema, ou seja, saber qual é o nosso objeto de estudo e qual o nosso objetivo com este estudo. Neste caso, vamos entender o desempenho da educação brasileira.

Dado que nosso objeto de estudo é a educação brasileira, podemos pensar em alguns objetivos como: divulgar as informações para a sociedade para que esta cobre as autoridades responsáveis por melhorias; fazer um trabalho acadêmico sobre a educação no país; fazer um estudo comparado da educação entre duas nações, etc.

Definido o objeto e o objetivo, precisamos saber quais recursos temos a nossa disposição (dinheiro, materiais, equipamentos, etc), quanto tempo temos disponível, onde será feita essa pesquisa, por quantas pessoas, etc. Nesta análise estou usando meu tempo livre para fazê-la, e não tenho nenhuma data especial de entrega, estou usando meu computador e os dados eu consegui de terceiros (site do inep), o que não me obriga a sair por aí coletando os dados escola por escola (o que seria impossível de eu fazer).

Depois precisamos pensar quais dados serão necessários para a nossa análise. Por exemplo, se vamos fazer uma pesquisa eleitoral, não faz sentido coletar dados sobre o comportamento das formigas ou perguntar para as pessoas qual seu sabor de sorvete favorito!

Se vamos analisar a educação do país, precisamos de dados que nos ajudem nesse sentido. O ideb é um indicador usado pelo governo para fazer justamente esta medição, portanto é nele que vamos nos basear. Mas, isso não quer dizer que o ideb é a metodologia perfeita, e que vai representar exatamente a realidade da educação no país. Precisamos lembrar que ele mede a aprovação dos alunos na escola, e também conhecimentos de vários (mas não todos) alunos de algumas séries nas matérias de matemática e português.

Entender a metodologia utilizada para a coleta de dados é importante. Se uma metodologia for ruim, os dados provavelmente estarão comprometidos, e não corresponderão a uma noção aproximada da realidade. E se nossa noção for errada, vai prejudicar a análise e as ações que se seguirão destas análises.

Depois precisamos apurar os dados: tirar os que não servem; separá-los, classificá-los em categorias e agrupá-los quando necessário. No caso do ideb, temos as classificações como os anos, as séries, as redes e se os dados são notas, ou metas.

Finalmente chegamos a parte de apresentação (tabelas, gráficos, infográficos, etc), análise e interpretação dos dados. É a parte em que olhamos para estes dados, tiramos conclusões a partir de análises que nos ajudarão nas tomadas de decisões.

Por exemplo, podemos analisar os dados do ideb, e concluirmos que o ensino médio estadual é o que mais tem problemas. Sabendo disso, a sociedade pode cobrar mais ações do governo para melhorar a educação deste nível.

A análise do ideb

Depois de todo esse lenga lenga hehe, vamos nos voltar ao que interessa.

Como temos dados a nível nacional, estadual e municipal (e até por escola), acho interessante começar do mais genérico, partindo para o mais particular. Portanto vamos começar com a análise do ideb nacional, depois indo para a estadual, e finalmente escolher alguns municípios para fazermos as análises (talvez os 5 melhores mais os 5 piores, ou os melhores do melhor estado, e os piores do pior estado… não sei ainda exatamente qual escolher).

Os dados utilizados foram os das planilhas do site do inep [aqui], mas que são os mesmos dados da página de resultados [aqui].

Para que o post não fique gigante, deixo todos as referências e descrições sobre do que se trata o ideb neste post, e nos próximos teremos as análises praticamente ditas.

Os códigos das análises deixarei no meu github em formato jupyter notebook.

Referências

FNDE - Fundeb
https://www.fnde.gov.br/financiamento/fundeb

Inep - Resumo Técnico: resultados do Ideb
http://portal.inep.gov.br/web/guest/educacao-basica/ideb/resultados

Inep - ideb: Resultados e metas
http://ideb.inep.gov.br/resultado/

Inep - ideb: Nota técnica
http://download.inep.gov.br/educacao_basica/portal_ideb/o_que_e_o_ideb/Nota_Tecnica_n1_concepcaoIDEB.pdf

Inep - ideb: Nota informativa
http://download.inep.gov.br/educacao_basica/portal_ideb/o_que_e_o_ideb/nota_informativa_ideb.pdf

Inep - Como melhorar seu ideb
http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=273:como-melhorar-seu-ideb-sp-1143596099

Nova Escola - Saeb substitui Prova Brasil e Avaliação Nacional de Alfabetização
https://novaescola.org.br/conteudo/11907/avaliacao-nacional-de-alfabetizacao-e-prova-brasil-sofrem-alteracoes-em-2019

Nova Escola - O QUE ACONTECE NA SUA ESCOLA COM AS NOVAS COMPETÊNCIAS?
https://novaescola.org.br/bncc/conteudo/3/o-que-acontece-na-sua-escola-com-as-novas-competencias


Postar um comentário

0 Comentários