AD: ideb nacional


No post anterior [aqui] foi feito uma descrição do que é o ideb, para o que serve, algumas reflexões sobre a medição e até foi colocado algumas noções gerais sobre análise de dados. Neste post será feito uma análise sobre o ideb nacional para que se possa ter uma noção geral dos índices de educação no país.

As análises possuem categorias importantes para auxiliar na análise

Séries: Ensino Fundamental – Anos Iniciais (4º série / 5º ano); Ensino Fundamental – Anos Finais (8º série / 9º ano); Ensino Médio (3º série EM).

Administração / rede: Total (escolas públicas urbanas e rurais, escolas privadas urbanas e rurais); Rede Pública (escolas públicas urbanas e rurais); Rede Estadual (escolas urbanas da rede estadual); Rede Municipal (escolas urbanas da rede municipal); Rede Privada (escolas urbanas e rurais da rede privada).

Ensino fundamental - anos iniciais

Com esse primeiro gráfico, podemos ver que o ideb para os anos iniciais tem crescido desde 2005, saindo de quase 4 pontos e chegando próximo dos 6, que é a meta do governo.


Este gráfico mostra as notas do ideb dos anos iniciais, mas agora divididas por rede. Percebemos a tendência de crescimento em todas as redes, mas com uma vantagem da rede privada que sai de quase 6 pontos para 7. A rede estadual vem logo atrás, com crescimento de quase 4 pontos para atingir a média 6 em 2017.
E para finalizar a análise dos anos iniciais, temos o comparativo entre as notas e as metas, e observando os gráficos podemos verificar que as metas do ideb das redes de educação estadual, municipal e pública foram batidas em todos os anos. A rede privada é a com maior ideb (acima de 7 pontos na última medição), mas a única que não bateu todas suas metas (bateu em 2007 e 2009, e nas demais oportunidades esteve muito próxima).

Se as redes municipal e pública chegarem nas metas de 2021, estarão bem próximas da nota estabelecida pelo governo. A rede estadual se chegar na meta de 2021 terá alcançado o desempenho desejado.

Ensino fundamental - anos finais

O ideb para os anos finais também mostra um crescimento contínuo de 2005 até 2017, porém com crescimento mais baixo que dos anos iniciais. De pouco mais de 3,5 pontos, ele chega a quase 5, faltando mais de um ponto para a média 6, que é a meta do governo. A média é aproximadamente 4,1, bem abaixo da média dos anos iniciais que é 4,9.


O ideb por rede dos anos finais apresenta o mesmo baixo crescimento em todas as redes, e no caso da rede privada, que é a de melhor índice, apresenta um leve recuo no ano de 2013. Nas demais redes de ensino quase não há variação entre elas.
Na comparação das notas com as metas, percebemos que a partir de 2013 nenhuma rede consegue bater suas metas, e a rede privada não as bate desde 2009, estando inclusive, cada ano mais distante de conseguir.

Com exceção da rede privada, ainda que as demais redes cheguem nas metas de 2021, não terão atingido a nota 6 do governo.

Ensino médio

Se nos anos finais verificamos um baixo crescimento do ideb, no ensino médio esse crescimento praticamente inexiste. Não há nenhuma queda, isso é verdade, mas o índice sai de praticamente 3,5 e chega no máximo a quase 3,9 em 2017, ficando longe da meta 6 do governo.


Veremos logo de cara que o ensino médio não dispõe de escolas municipais. A rede privada mantém a liderança no índice, estando próximo de 6, mesmo apresentando quedas nos anos de 2013 e 2015. As redes estaduais e públicas ficam praticamente empatadas e com pouquíssima variação.
Nenhuma das redes bate suas metas após o ano de 2013, e em todos os casos percebe-se que a distância da nota do ideb para a meta, vai aumentando cada ano mais. A rede privada é a única onde a meta chegou e excedeu os 6 pontos. Mesmo que a rede estadual e pública cumpram as metas de 2021, ainda estarão abaixo da meta do governo.  

Séries por rede

E para finalizarmos esta análise, temos estes gráficos mostrando o desempenho das séries em cada rede. 
Eles só mostram de outra forma aquilo que já sabemos: os anos iniciais do ensino fundamental são os que têm os melhores números e maior crescimento, seguido (por uma distância até que grande) pelos anos finais do ensino fundamental, e por último o ensino médio que praticamente não cresce.

A rede privada tem índices próximos ou maiores que 6, e as demais redes (todas públicas) ficam entre 3 e 6, com desempenho um pouco melhor da rede estadual.

Esta foi a análise do ideb nacional, espero num próximo post falar das análises estaduais _ ou falar delas por região, se os posts ficarem muito grandes.

Lembrando novamente que a descrição do ideb, as referências e as fontes de dados estão no post anterior.

Postar um comentário

0 Comentários