Sobre o covarde racismo contra os chineses


Não foi um, nem dois, nem três pessoas que tenho visto uma tentativa de culpabilizar o povo chinês por algumas das doenças que surgiram nos últimos tempos.

Além do racismo, ora velado, ora escancarado, dessa mania de quem é do ocidente de se considerar mais civilizado que o resto do mundo, essa prática adotada por Trump e seguida bovinamente por Bolsonaro e seus fãs (declarados ou disfarçados), falando que o covid-19 é um vírus chinês, é apenas peça de propaganda da guerra comercial EUA x China, que os EUA inevitavelmente vão perder _ não estou dizendo que isso seja bom ou ruim, até porque, para um país subdesenvolvido e dependente que nem o nosso, isso não faz muita diferença, no fim das contas a chance de continuar nos ferrando é grande.

E além disso, serve também para esconder a própria incompetência, caso Brasil e EUA se lasquem com o coronavírus: "olha que vírus maldito, tudo culpa da China" _ enquanto os governantes irresponsáveis e assassinos demoraram muito para agir, e fizeram graça de um negócio super sério.

A crítica deveria estar voltada a destruição da natureza e seus efeitos catastróficos. Se trata de entender que a exploração desordenada da natureza pelo ser humano causa tragédias atrás de tragédias. Não se trata de nação A ou B, porque essa exploração do sistema capitalista destrói a todos e em todos os lugares. Só para ficar em um exemplo, povo gosta de elogiar a Noruega, e suas ações pela natureza em seu país e financiando em outros. Mas não dizem que esta terceiriza a exploração dos recursos naturais para outros países _ no Brasil mesmo por exemplo. Assim é fácil sair como bom mocinho!

"Ah, mas a China é um país socialista" _ há quem diga que seja um capitalismo de estado, mas não pretendo entrar nesse debate. Enfim, mas na economia age como capitalista, promove uma sociedade de mercado, consumista, e que colabora e muito para destruição da natureza. Ou seja, não é questão de defendê-la, mas sim de debater essa recusa de tentar entender como funciona a natureza desse sistema que destrói tudo, e essa postura tosca de apontar dedos (sujos) para culturas diferentes, por achar que a da pessoa é melhor.

Ora, aqui nesse país tem imbecil que monta em gado para dar esporada no bicho, por pura diversão. Isso é cultural não é?! E aqui se mata índio todos os dias, há mais de 500 anos. Cultura boa a nossa né? Aqui homem bate, estupra e mata mulheres e LGBTs quase todos os dias. Cultura massa né? Aqui crente vai com bíblia na mão destruir terreiro de umbanda, porque acha que só a religião dele que conta, o resto tem que ser eliminado. Aqui traficamos e escravizamos negros trazidos da África por mais de 300 anos, com justificativas dadas pela própria igreja católica. Uau, que povo civilizado e superior que somos nós, brasileiros-europeus-ocidentais!

Mas pelo menos não comemos morcegos...

O etnocentrismo (grosso modo: achar que a sua cultura é melhor que as outras) é umas estupidezes que existem há séculos, e quase sempre usadas como desculpa para destruir e subjugar outros povos e culturas.

Não se trata de dizer que tudo deve ser aceito, se trata de fazer o exercício de PENSAR e buscar entender como outras culturas funcionam, e como podemos coexistir nesse mundo tão diverso.

A máxima ainda vale: a ignorância é a raiz de todos os preconceitos.

Postar um comentário

0 Comentários