Sobre velhas e novas teorias


As teorias são a melhor tentativa dos seres humanos explicar algum fenômeno. E de tudo que temos tentado até hoje, é no chamado método científico que encontramos os melhores resultados. Isso quer dizer que opiniões e achismos podem até ser de alguma utilidade, mas estão longe de serem suficientes para explicar as coisas do mundo.

Para que as teorias tenham alguma validade, elas precisam estar fundamentadas na realidade, ou seja, precisam ser a expressão da realidade, precisam explicar a realidade. 

Parto aqui da premissa de que a realidade não é algo fixo, ao contrário, é algo que flui, que se transforma, que se altera constantemente, o tal do rio que não podemos nos banhar mais de uma vez, ou como diz aquela música:

"Nada do que foi será
De novo do jeito que já foi um dia
Tudo passa, tudo sempre passará

A vida vem em ondas
Como um mar
Num indo e vindo infinito

Tudo que se vê não é
Igual ao que a gente viu há um segundo
Tudo muda o tempo todo no mundo"

As teorias dentro do campo da ciência servem para analisar determinados objetos _ os chamados objetos de estudo _ e estes devem ser bem definidos por quem os estuda. É dentro destas definições que dizemos o que está sendo estudado, em quais condições, em quais contextos, qual sua composição, qual seu tempo histórico, em que lugar, etc, etc.

Mas mesmo com tantas transformações na realidade, existem fenômenos que mantém uma certa constância ao longo do tempo. Por exemplo a ideia de casamento. Ainda que os casamentos hoje em dia em determinados locais do mundo, não sejam iguais ao que foram em tempos antigos nestes mesmos lugares (dentro de um país ou cidade por exemplo), eles ainda existem, podem ou não manter alguma similaridade e até são chamados pelo mesmo nome. Uma teoria que se aplicaria em estudar o fenômeno do casamento e suas transformações ao longo do tempo, portanto, iria buscar compreender tais constâncias e modificações no espaço-tempo.

Existem teorias de longa data que ainda conseguem explicar fenômenos atuais, porque a constância de elementos fundamentais se mantém, de forma que o objeto em si não tenha se descaracterizado diante da teoria. O que eu quero dizer como isso: a teoria ainda que antiga, é capaz de descrever a realidade, porque a realidade, nesse ponto específico, não apresentou transformações grandes o suficiente para invalidar tal teoria.

Seria óbvio demais dizer, que há inúmeras teorias, que um dia explicaram a realidade, e que hoje não são mais capazes de fazê-lo, porque a realidade mudou. E ainda algo um pouco menos óbvio, falar de teorias que falharam completamente em explicar a realidade, mas que em algum momento de uma certa realidade, podem conseguir fazê-lo.

Não podemos cair em dogmas como uma espécie de "novismo", achando que tudo que é novo é bom, e que tudo que é velho é ruim, e nem tampouco num "velhismo", que como o nome sugere, é seu oposto.

Esteja a pessoa interessada em apenas compreender a realidade, ou interessada em compreendê-la e transformá-la, há de levar em conta que são as teorias que devem "se dobrar" a realidade, pois estas são ferramentas do nosso intelecto, e servem para explicar o mundo que existe. E isso independe fundamentalmente se tais teorias são de ontem, da década passada ou de séculos atrás, o que precisa ser avaliado é se explicam a realidade estudada, ou não.

Postar um comentário

0 Comentários