Mais que Muito Mais do que Futebol

Podcast - Muito Mais do que Futebol


Faz uns bons anos, comprei o meu primeiro tocador de mp3/mp4 que era uma imitação barata _ bem barata _ de um modelo da sony. Colocava umas músicas nele, e costumava ouvir fazendo caminhada, ou quando pegava estrada de moto, principalmente a noite, para me manter acordado. Nessa mesma época, comecei a buscar outro tipo de conteúdo para ouvir no aparelinho, algo que não fosse apenas música, foi quando descobri os podcasts.

Hoje sei que essa época agora é chamada de "primeira onda" dos podcasts no Brasil, e posso dizer que ouvi bastante os conteúdos produzidos, principalmente os de história.

Os tempos mudaram, a internet se desenvolveu mais, assim como os dispositivos e mesmo o acesso a internet tem crescido mais. Hoje em dia é cada vez menos necessário o uso da memória "dura" (Hard Disk) dos dispositivos, porque praticamente todo conteúdo está na nuvem, e os planos de dados se tornaram tão necessários, que para muita gente são contas fixas do mês, assim como água e luz. E não apenas o plano de dados, poderia acrescentar, mas também vários serviços: os streamings de vídeo para ver filmes e séries, e os tocadores de música e agregadores * de podcast.

Baixar músicas, videos, filmes e séries, para muita gente, tornou-se coisa do passado _ a onda agora é, estar conectado rs.

Este cenário modificado trouxe uma nova onda de podcasts, pois graças aos agregadores, não é mais necessário ir no site de cada um dos produtores de conteúdo, ouvir direto na página, ou baixar o episódio para o dispositivo _ que ocupa memória _ para ouvir depois. Tendo o aplicativo do agregador instalado, se tem acesso a milhares de podcasts.

Dentre os vários podcasts que ouço nos dias de hoje, um deles é obrigatório: O Muito Mais do que Futebol, feito pelos jornalistas Leandro Iamin, Mauro Cezar Pereira e Lucio de Castro. O tema do podcast está no próprio nome. Eles partem dos fatos do futebol (e por vezes outros esportes) que ocorreram durante a semana, e seguem para os temas de fundo que estão por trás, além, destes fatos.

A abordagem que eles trazem é um ponto fora da curva em termos do que o jornalismo costuma realizar. No jornalismo do início do século XX até os dias de hoje, os fatos são mostrados em sua singularidade, ou seja, como se cada fato reportado estivesse desconectado da vida social como um todo. O ordinário é transformado em extraordinário para que assim, as páginas dos jornais possam de forma perpétua, continuar publicando fatos de pouca relevância _ com pouca ou nenhuma reflexão sobre a vida social _ possam incutir na cabeça das pessoas, formas de ver o mundo _ as ideologias dos donos de jornais e de seus mecenas _ e claro, poder vender anúncios e render lucros aos donos.

O tipo de conhecimento produzido por este jornalismo e oferecido (vendido) ao leitor, é um conhecer-sobre, ou seja, um conhecimento de notícias e fatos de forma isolada e aparente. Por exemplo, o leitor é capaz de saber de um caso de corrupção na prefeitura da cidade onde mora, mas a ele não será oferecida uma visão do que está por trás desse caso, qual sua essência, em que totalidade esse fato "isolado" está inserido. Esse conhecer-sobre não gera um conhecimento capaz de transformar quem está reportando o fato, nem quem o recebe. E não havendo a possibilidade de refletir sobre a realidade para compreendê-la e alterá-la, ela tende a permanecer tal como está.

O podcast em questão, nos oferece aquilo que o jornalismo liberal dos dias de hoje nos nega diariamente: ver as coisas além do fenômeno, além da aparência, fazendo com que possamos refletir sobre a essência de muitas questões ligadas ao esporte, e que vão muito além dele. É um tapa na cara bem dado para quem acha que futebol não se discute, e que pior, acha que o que acontece no campo não tem relação com a política, a história, a sociologia, a filosofia, a psicologia e várias outras searas do conhecimento humano.

Ainda que os participantes não cheguem na raíz de muitas das questões que são colocadas, o esforço que fazem para ir além das coisas tal qual elas aparecem é elogiável, e representa um oásis em meio ao deserto que é o jornalismo liberal brasileiro.

Fica aqui a torcida para que hajam mais oásis como estes, ou que _ sonhando mais alto _ o deserto se acabe.


* Agregadores de podcast: Os agregadores de podcast são aplicativos e/ou sites que armazenam e transmitem arquivos de áudio. Eles permitem que o usuário consiga acessar, ouvir e baixar o podcast seja no computador, seja no smartphone. Alguns destes aplicativos são: Spotify, Deezer, Soundcloud, Castbox, Google Podcast, etc. 

Referências

Central 3 - Muito Mais do que Futebol

http://www.central3.com.br/category/podcasts/muito-mais-do-que-futebol/

Agência Sportlight

https://agenciasportlight.com.br/

Blogo do Mauro Cezar

https://www.uol.com.br/esporte/futebol/colunas/mauro-cezar-pereira/

Ultrajando - Leandro Iamin

http://www.ultrajano.com.br/author/leandro-iamin/

Postar um comentário

0 Comentários