Fim do Covidão 2020/21

O Maracanã, vazio.

Finalmente acabou o Brasileirão 2020, ou Covidão, como queiram chamá-lo. Além da pandemia, este é um dos resquícios de ano que parece que ainda não acabou.

Foi uma longa jornada, que teve de tudo, até o Vasco da Gama, rebaixado pela quarta vez em sua história, chegou a ser líder com o saudoso Ramonismo; onde o São Paulo parecia que acabaria com sua fila de anos sem títulos, mas, mesmo com 7 pontos a frente na liderança, fracassou retumbantemente com o nada saudoso Dinizismo; o Inter que mesmo com um elenco limitado, chegou a liderança, caiu várias posições, e uma sequência de vitórias incrível o levou a disputa do título cabeça a cabeça com o rubro-negro carioca, mas, no final, foi incapaz de ganhar do inépto time do Corinthians.

E poderia falar do Galo que eliminado de todas as competições paralelas, gastando milhões, não conseguiu mais do que um terceiro lugar. O Grêmio que novamente desprezou o campeonato, e chegou no recorde de empates da competição, empatado _ ora ora _ com Botafogo (2010), Ceará (2010), Flamengo (2010), Palmeiras (2011), Corinthians (2013), todos com 17 empates. O Palmeiras até tentou brigar lá em cima, mas com a maratona de jogos, acabou largando mão do campeonato em favor da Libertadores _ que felizmente ganhou _ mas assusta o fato que o time não faz um bom jogo faz tempo.

Lá em baixo, o Coritiba que havia caído para série B em 2017, voltado em 2020, cai novamente. O Góias que até fez um bom papel em 2019, estando na 10º posição, mas também volta para a segunda divisão. O Botafogo é rebaixado com a lanterna na mão, condenado por dívidas e com um sério risco de cada vez mais se tornar um clube irrelevante. Uma pena.

O Campeão

E claro, falta falar do campeão, ou melhor, bicampeão, Flamengo, que desta vez jogando um futebol muito abaixo do que jogou com Jorge Jesus, ainda assim conseguiu pontuar o suficiente para levar a taça.

Em seu favor, posso dizer que o nível de futebol jogado aqui, e no mundo todo, caiu muito. A pandemia trouxe vários efeitos negativos: estádios vazios, jogadores e demais profissionais infectados, calendários malucos, pouquíssimo tempo para treinar, queda de receitas, etc.

No caso do Flamengo podemos adicionar as trocas de técnicos que causaram sérios problemas, principalmente na questão defensiva. Com o catalão Domenéc Torrent o time levava uma grande quantidade de gols, e com Rogério Ceni, mesmo melhorando no quesito, ainda teve problemas. Somado a isso as falhas individuais, seja do goleiro, ou dos atacantes perdendo caminhões de gols.  

Apesar do jogo final ter sido decepcionante, com mais uma derrota para o São Paulo _ que ganhou todas do rubro-negro nessa temporada _ o campeão é aquele que soma mais pontos após 38 rodadas. Por isso, parabéns aos flamenguistas! Podem comemorar!


Postar um comentário

0 Comentários