URSS [1] - Domingo Vermelho

O Império Russo contava com uma população de “apenas” 170 milhões de habitantes em 1914 _ imagine que hoje a Rússia tem uma população de cerca de 140 milhões, claro, levando em consideração a perda de território, e independência de alguns países como a Ucrânia.

Falando do início do século XX, a Rússia (ou Império Russo como queira) era o quinto país mais industrializado do mundo, mas seu desenvolvimento indústrial dependia de capitais e técnicos estrangeiros. A economia predominante era agrícola e arcaica. Por volta de 1914, a população rural era de 80%.

Esse crescimento industrial faz surgir a burguesia de um lado e os operários do outro, que somados aos camponeses sem terra, pedem por reformas sociais. Com isso, vão se formando partidos, como o liberal dos díscípulos de Karl Marx que se apoiam na classe operária. A primeira revolução estoura em 22 de janeiro de 1905, com o massacre do Domingo Vermelho em São Petersburgo (dia 09 de janeiro do calendário juliano)

Domingo Sangrento (Vermelho)

Domingo Vermelho: Liderados pelo padre Gregori Gapone, uma multidão de pessoas caminhavam até o palácio de inverno do Czar Nicolau II, em missão de paz. Apenas cantavam músicas religiosas, e o objetivo era a entrega de um documento para o Czar, pedindo reformas sociais. Pois bem, o Czar ordenou que seus guardas não deixassem o povo se aproximar do palácio, o povo não recuou e ... se alguém já assistiu Hermanoteu na terra de Godah, vai se lembrar do Jajá falando e balançando a espada “mata todo mundoooooo”. O povo que gostava do imperador passou a não gostar mais... esse episódio desencadeia várias greves e manifestações, como a do Encouraçado Potemkin* na cidade de Odessa (atual Ucrânia)

* Filme: O Encouraçado Potemkin, de Sergei Eisenstein (1925)

Para não gerar mais descontentamento ainda, o Czar permitiu contra sua vontade, a criação da Duma (parlamento) e dos partidos políticos.

Surgem os socialistas-revolucionários, mencheviques e bolcheviques. A Duma serve apenas para o Czar ganhar tempo agradando a população enquanto o exército reprime as revoltas. Depois o Czar volta-se contra a Duma e corta muito daquilo que foi prometido, tornando esta apenas um “grupo de bate-papo”.

Bolcheviques (do russo: maioria) e mencheviques (do russo: minoria): Ambos tinham os ideais de Karl Marx, porém apenas com visões diferentes sobre como a revolução deveria ser feita. O primeiro era liderado por ninguém mais que Vladimir Ílitch Uliánov ou apenas Lênin.

Vladimir Ílitch Uliánov - Lenin

Palavras proféticas de Lênin:

“Uma era contrarrevolucionária está aberta: e ela durará cerca de 20 anos, a menos que nesse intervalo o czarismo seja abalado por uma guerra importante”

Ao passo que o país vai se aproximando do ano de 1914 (Primeira Guerra Mundial), o país sofre cada vez mais com as péssimas condições de vida no campo e nas cidades. Quando entra na guerra, pode até se orgulhar de ter um exército de 8 milhões de soldados (LOL), mas as condições de vida só irão piorar, cada vez mais, e isso favorecerá ainda mais as revoluções...

Até o próximo post!

увидимся позже

Postar um comentário

0 Comentários