Estocolmo - Suécia


Gamla Stan a noite

Fiz um post meio wikipedia para despertar a curiosidade de quem deseja um dia, conhecer esta cidade no coração da Escandinávia. Välkomna !!

Reino da Suécia

O Reino da Suecia é um país nórdico localizado na Península Escandinava na Eurora Setentrional. Tem uma área de 450.295km² e população de 9,2 milhões de habitantes. A capital (e maior cidade) é Estocolmo. A língua oficial é o sueco, a moeda é a coroa sueca. O governo é um composto de democracia parlamentar com monarquia, cujo rei é Carlos XVI Gustavo. Tem o 9º maior IDH do mundo, 99% das pessoas do país são alfabetizadas e a expectativa de vida é de aproximadamente 80 anos.



Royal Castle


A capital

Sede do governo, parlamento e residência do rei da Suécia. A cidade fica entre 14 ilhas no centro-sul da costa leste, no lago Mälaren. A cidade é conhecida pela sua beleza com edifícios e parques, sendo visitada por mais de 1 milhão de turistas estrangeiros todo ano.
Estocolmo também é o nome de um dos 21 condados da Suécia, cuja capital é a cidade de Estocolmo. Seu condado está dividido em 26 comunas.

Os registros mais antigos da datam a época  de 1250, onde a cidade era mencionada como um importante centro comercial e das explorações das minas de ferro de Bergslagen.  A cidade foi  fundada para poder proteger o país das invasões marítimas e travar pilhagens que passavam pelo lago Mälaren.
De 1300 até por volta de 1700 houve um grande crescimento da cidade _ assim como todo o país _ que se estagnou por conta da peste que assolou o país.
Após o século XIX o país voltou a crescer com o nascimento e crescimento das indústrias. Atualmente a cidade investe em tecnologia e pesquisas científicas.


Gamla Stan

Geografia

Está situada num arquipélago de catorze ilhas e ilhotas, unidas por 53 pontes, na região onde o lago Mälaren encontra o mar Báltico. A fisiografia da cidade é muito homogênea, sendo que predominam as planícies, chegando no máximo a 200 m de altitude em alguns pontos. Cerca de 30% da cidade está coberta de canais e outros 30% são ocupados por parques e zonas verdes, proporcionando à cidade um clima mais favorável do que se deveria esperar, principalmente devido à elevada latitude no contexto europeu.

Estocolmo tem um clima continental, a temperatura média acima de 10ºC nos meses de maior calor (maio a setembro) e de -3ºC nos meses mais frios (outubro a abril).

A precipitação anual é de aproximadamente 530mm _ para se ter uma ideia, na região semi-árida (sertão nordestino) do Brasil é de 200mm e na região subtropical (estados abaixo do Trópico de Capricórnio) variam entre 1000mm e 2000mm.


As ilhas de Estocolmo

Demografia

A população de Estocolmo esta por volta de 800 mil habitantes (dados 2008). Nos subúrbios há uma concentração de imigrantes que vem do Oriente Médio, sudeste asiático, da antiga Iuguslávia, África e América Latina.

A imagem é do bairro de Kista, que abriga vários imigrantes. A cidade é um polo tecnológico e nela estão localizadas a empresa sueca Ericsson, e outras como a Nokia, HP, Microsoft, Intel e Oracle.


Gamla Stan

Política

O município é governado pela assembleia municipal (kommunfullmäktige) constituída por 101 membros eleitos através de eleições municipais, levadas a cabo a par das eleições legislativas de quatro em quatro anos. Esta assembleia elege 13 membros do comitê executivo que são responsáveis pela governabilidade do município, porém qualquer decisão tomada por eles, tem que ser aprovada pela assembleia.

Estocolmo é dividido em 3 partes (central, meridional e ocidental) que são divididas em 14 distritos que por sua vez são divididos em bairros.



City Hall - Parlamento

Economia

A cidade tem poucas indústrias pesadas, o que a torna uma das mais limpas do mundo. 85% dos empregados trabalham no setor de serviços. A área de alta tecnologia tem crescido muito na cidade que abriga companhias como a IBM, Ericsson e Electrolux.

Estocolmo é o centro financeiro do país, é onde ficam os maiores bancos, bolsas de valores e companhias de seguros.

O sector do turismo representa também uma importante fatia na economia local. Entre 1991 e 2004 o número de visitantes da cidade, por ano, aumentou de quatro milhões para sete milhões e meio.


Ericsson Globe Arena

Educação

Estocolmo é mais conhecida pela cerimônia de entrega do Prémio Nobel que ocorre todos os anos, mas a cidade é também sede da maior concentração de universidades e de instituições de ensino superior isoladas da Suécia.

Universidade de Estocolmo

Transportes

Estocolmo têm um amplo sistema de transporte público.Consiste no Metropolitano de Estocolmo; três sistemas ferroviários regionais ou suburbanos:Dormitório Ferroviário(pendeltåg), Roslagsbanan e Saltsjöbanan; um grande número de linhas de ônibus e uma linha de barca na cidade.
A cidade possui um sistema comum de bilhetes, que permite uma fácil viagem entre os diferentes tipos de transporte. Os bilhetes são de dois tipos principais: bilhete simples e cartão de viagens, ambos permitindo ilimitadas viagens em Estocolmo e em todo o Condado de Estocolmo durante a validade do bilhete.


Metrô

Cultura

Além de ser uma grande cidade com uma vida cultural ativa, Estocolmo, enquanto capital, também abriga várias das instituições culturais da Suécia, incluindo teatros, ópera e museus. Há dois prédios que são classificados como Patrimônio Cultural da Humanidade, de acordo com a UNESCO: o Palácio Drottningholm e o cemitério de Skogskyrkogården. Estocolmo foi a Capital Europeia da Cultura em 1998. A escolha da cidade provém da qualidade de vida, que é uma das melhores do mundo.


Anfiteatro

Arquitetura

A arquitetura da cidade mistura construções da idade média, como em Gamla Stan (cidade velha), da época do Renascimento e barroca, como em Sodermalm e da revolução industrial e modernismo nos séculos XIX e XX.


Hotel

Museus, teatros

Estocolmo tem mais de uma centena de espaços museológicos, sendo uma das cidades com maior densidade de espaços deste tipo, e são visitados por milhões de pessoas todos os anos. O Museu Nacional, o Museu de Arte Moderna, Museu da Cidade de Estocolmo, Museu Nacional de Ciência e Tecnologia, Museu Nacional Marítimo, Museu Biológico, Aquaria, Museu Nobel são alguns dos grandes museus da cidade e condado de Estocolmo.

A cidade está repleta de teatros de grande categoria, dos quais se podem destacar o Teatro Real de Drama (Kungliga Dramatiska Teatern), um dos mais reconhecidos a nível europeu, e a Ópera Real Sueca (Kungliga Operan), inaugurado em 1773.



Cirkus

Musica

Algumas bandas com origem em Estocolmo: ABBA (Europop), Europe (rock), Therion (death metal), Yngwie Malmsteen (neoclassic metal), Opeth (progressive death metal), Katatonia (Doom metal).



Therion

Futebol

O Futebol é um dos mais populares esportes do país. Em 2008 existiram 3.375 clubes de futebol com mais de um milhão de membros e 270.896 jogadores licenciados. A infraestrutura apresenta 5.708 campos e estádios de futebol, sendo o Estádio Råsunda a arena nacional.

A primeira divisão possui 16 clubes e os maiores campões são o IFK Göteborg (18) e o Malmö FF (16).

O AIK Foboll é o principal time de Estocolmo, tem 11 títulos da primeira divisão. Manda seus jogos no estádio Rasunda, na cidade de Solna, condado e região metropolitana de Estocolmo.

Este estádio foi o palco da final da Copa do Mundo em 29 de junho de 1958, onde o Brasil de Pelé, Garrincha, Didi, Vavá, Zagallo entre outros, derrotou a anfitriã Suécia pelo placar de 5 a 2, e foi campeão do torneio pela primeira vez.


Estádio Rasunda

Turismo

Palácio Real de Estocolmo;
A Igreja Riddarholmskyrkan;
Teatro Drottningholms;
A "Gamla stan" ou cidade velha;
O centro da cidade, ou Stadsholmen, a Riddarholmen (Ilha dos Cavaleiros) e a Helgeandsholmen (ilha onde se encontra o Parlamento Sueco, ou Riksdag);
A Sager House, casa do primeiro-ministro da Suécia;
A praça Norrmalmstorg, no centro da área comercial da cidade;
A praça Sergel (Sergels torg), local de manifestações, com seu pilar central de 37 m e fonte de forma superelíptica;
A península Djurgården (com seus museus e zoológico, no centro da cidade), que inclui o museu ao ar livre; Skansen, retratando a Suécia do passado;
O parque de diversões Gröna Lund;
A torre de TV Kaknästornet, com seus 155 metros de altura e seu mirante no topo.



Cemitério-parque de Skogskyrkogården

Links:
Metrôs em Estocolmo
Visit Stockholm
City of Stockholm

Postar um comentário

0 Comentários