Dia Mundial do Rock

Bob Geldof, na Etiópia
13 de julho é o dia mundial do Rock'n'Roll.

O dia é lembrado pelo Live Aid, o maior evento musical que o ser humano já fez. Mas o show não foi feito para celebrarmos algo, o objetivo ali era juntar fundos para aliviar o sofrimento do povo etíope, que há muito era castigado pela guerra civil, fome e um mal governo.

Sugiro que voltemos até a época da segunda guerra mundial para entendermos o cenário todo.

Etiópia

Haile Selassie reinou na Etiópia até o ano de 1935 quando os italianos sob o comando de Maldito Benito Mussolini invadiram e ocuparam o país. O imperador foi exilado, mais de 275.000 soldados foram mortos e o país anexado à Itália. A Liga das Nações* em sua maioria foi contra a anexação, mas a punição contra a Itália foi risível e o pedido de proteção de seu país por Selassie foi ignorado.

* Liga das Nações (1919-1945) foi criada após a primeira guerra mundial, é uma pré ONU, e tal como a ONU, não serve para nada. Sempre que os interesses dos países mais ricos vão de encontro aos da Liga, danem-se as convenções, pactos, acordos e estes fazem o que querem e não são punidos ou às vezes sequer questionados.

Em 1941, já no contexto da Segunda Guerra Mundial, a Itália foi derrotada pelos aliados. Selassie retoma o poder e ainda anexa a colônia italiana de Eritreia.

Já na época da Guerra Fria, o imperador Selassie é derrubado novamente em 1974, dessa vez pelo DERG, que era um comitê composto pelas forças armadas, polícia e exército, dito comunista. Cai a monarquia e entra a ditadura e a guerra civil. O regime fez acordo com a URSS, tinha ajuda de Cuba e corta relações com os EUA.

Guerra (fria) de Ogaden: EUA-Somália X URSS-Etiópia
Resistências foram formadas, e uma delas, a do povo da colônia de Eritreia, começou a tomar algumas cidades. Só para piorar, a Somália _ que recebia ajuda dos EUA _ começou a atacar o país também, na batalha de Ogaden, mas fora repelida com a ajuda da URSS.

O conflito entre Etiópia e Eritreia só terminou em 1991, com a independência da Eritreia.

Fome


Agora que sabemos o contexto conturbado do povo etíope e eritreu, vamos até 1983, ano de uma das piores crises de fome no país.

Entre 1983 e 1985, mais de 400.000 pessoas morreram (há quem diga que foram mais de 1 milhão de pessoas), a maioria causada pela fome. Foi uma combinação de guerra civil, seca, colheitas ruins, destruição de colheitas por gafanhotos, aumento do preço dos grãos, corrupção e má administração.

Em 1983 já havia sinais de que a coisa não ia bem, pois pequenos fazendeiros começavam a chegar nos postos de distribuição de alimentos. Em 1984, o presidente Mengitsu Haile Mariam anunciou que 46% do PIB seria destinado para a guerra.

Enquanto isso, o mundo sabia do que estava acontecendo. Alguns países enviavam suprimentos para o povo _ e parte destas cargas eram desviadas pelo governo para o exército_ e outros decidiram fazer mais barulho...

Do They Know it's Christmas? (Eles sabem que é natal?)

Após ver as notícias da fome que acontecia na Etiópia, Bob Geldof decidiu que queria fazer algo para ajudar. Contou com a ajuda de Midge Ure, da banda Ultravox, para escrever uma música, gravar um disco e levantar fundos com as vendas. Escreveram o som "Do They Know it's Christmas", onde convidaram 20 artistas entre ingleses, irlandeses e estadunidenses de bandas que faziam sucesso na época, como: U2, Duran Duran, The Who, The Police, Genesis, Kiss e até Paul McCartney.

O som foi gravado em 25 de novembro de 1984 e lançado 4 dias depois.A banda recebeu o nome de Band Aid.

O single teve 1 milhão de cópias vendidas na primeira semana, permaneceu 5 semanas como a número um nas rádios e vendeu no total £8 mi - 8 milhões de libras. Este projeto de caridade inspirou outros pelo mundo como o horrível We Are the World ♪ We are the children ♫, entre outros.

Do They Know it's christmas?



Live Aid

Logo do Live Aid

Depois de tanto sucesso com a venda dos discos, Geldof e Ure organizaram o evento que se passaria em Londres, no estádio Wembley (72.000 pessoas), e na Philadelphia, no estádio JFK (100.000 pessoas) além de ter contribuições de outros países incluindo Japão, Australia, Holanda, Iugoslávia, URSS e Alemanha.

A transmissão do show atingiu 1,9 bilhões de pessoas em mais de 150 países! O show em Wembley começou às 12h (8h - Brasília) e terminou às 22h (18h - Brasília). O show no JFK começou às 13h51 (9h51 - Brasília, 8h51 - Philadelphia) e foi até às 4h05 do dia seguinte (0h - Brasília, 23h - Philadelphia). Somando: 10h + 16h = 26 horas de show!

Wembley
Durante o evento as pessoas iam ligando e fazendo suas doações _ que nem no Teletom _ e entre as
canções alguns videos eram mostrados. Uma família de governantes de Dubai, doou £1mi (1 milhão de libras) em uma ligação com Geldof. A Irlanda foi o país que mais fez doações per capita. David Bowie deixou de tocar uma de suas músicas para passar um video mostrando o sofrimento das crianças na Etiópia, e isto fez com que o número de doações aumentasse. No fim das contas, estima-se que foram levantados £150 milhões para a causa!

Como não poderia deixar de ser, existem muitos que criticaram o evento, acusando de administrarem mal o dinheiro, falta de transparência, desvio do que foi comprado pelo exército de Mengitsu entre outras críticas. Só isso dá um post a parte.

E quem tocou? Queen, Judas Priest, Black Sabbath, U2, The Beach Boys, Dire Straits, The Who, Elton John, Paul McCartney, Neil Young, Phil Collins, Madonna, Duran Duran e muitos outros. A lista completa você pode ver nos links abaixo.

Cronograma das bandas no Live Aid
Fotos Live Aid

Live Aid



\m/

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Quando vão todos se preocupar com o genocidio dos brancos (afrikaners antigos boers) na Africa do Sul, por caras ligados ao comunista Mandela e suas tribos Xhosa, inimigos naturais dos Zulus, Mandela se uniu virtualmente ao Bispo Macedo, seu partido compareceu ao lançamento do livro de Macedo e adquiriu cerca de 50000 exemplares , manifestando assim uma espécie de pacto com os evangelicos da Universal do Reino de Deus; o lugar deles não é certamente no mundo real, mas requer blindagem psicologica e material, são parte da corrupção que corroi nosso planeta.
    Como cantou Ronnie James Dio, "LONG LIVE ROCK AND ROLL"...Dio uma das mais perfeitas vozes do rock, autor de um sem numero de preciosidades juntamente com o Black Sabbath, sua ELF, Richie Blackmore's Rainbow e DIO, the god of rock and roll, Dio Malochio, e tantos outros signos passados a fio de diamantes, again LONG LIVE ROCK AND ROLL!!!!!!!For Heaven and Hell, in this Marriage of the Real Liberty
    Life and Freedom for the White in South Africa, support our fight Zululand, all together now.

    ResponderExcluir