Black Sabbath: Vol. 4


Wheels of Confusion começa com uma letra bem deprê e um som nem tanto. A letra inicia falando sobre um período passado (infância?) onde tudo era um belo conto de fadas e a vida era só alegria. Porém conforme o tempo passa, percebemos que a felicidade não vem e que aquele conto de fadas poderia ser apenas ilusão, pura inocência. O solo depois vale muito a pena.

Coca (A proibida)
Tomorrow’s Dream retrata alguém que amanhã fugirá da tristeza e das dores no coração antes que elas o enlouqueçam. Estes sonhos do amanhã são a fuga para todas estas tristezas. A letra não deixa explicito o que são estas tristezas, mas na época a banda estava no auge, ganhando muito dinheiro e os caras estavam pirando na cocaína.

A piração era tanta, que em entrevista Butler afirmou que a gravação do álbum custou $60.000, $15.000 a menos do que gastaram com cocaína. O Vol.4 seria chamado de Snowblind, uma canção que faz analogia dos flocos de neve e do inverno com a cocaína e a sensação de seu consumo.

Changes é uma baladinha inspirada na separação de Bill Ward e sua primeira esposa. A letra foi escrita por Butler e a melodia por Iommi. Ozzy disse que a música era de partir o coração _ e é mesmo!

FX não consegui ter acesso a biografia de Tony Iommi (Iron Man: My Journey through Heaven and Hell with Black Sabbath), mas uma fonte que leu o livro disse que este som foi feito com Iommi batendo nas cordas da guitarra com seu crucifixo enquanto todos estavam seminus e dançando (deviam estar chapados, para variar, mas isso sou eu que estou dizendo).

Supernaut também é sobre a viagem durante o uso da coca.

I want to reach out and touch the sky
I want to touch the sun but I don't need to fly

Eu quero alcançar e tocar o céu
Eu quero tocar o sol mas eu não preciso voar

Não vou exaltar uso de drogas aqui neste espaço, por isso, só para alertar os usuários ou os prováveis futuros usuários, vou deixar uma lista de músicos ligados ao rock / metal / pop que morreram em decorrência do uso de drogas (incluindo o álcool) _ em ordem cronológica.
  • Jimi Hendrix (Jimi Hendrix Experience) 27 anos, em 18/09/1970;
  • Janis Joplin 27 anos, em 04/10/1970;
  • Jim Morrison (The Doors) 27 anos, em 03/07/1971;
  • Elvis Presley 42 anos, em 16/08/1977;
  • Keith Moon (The Who) 32 anos, em 07/09/1978;
  • Sid Vicious (Sex Pistols) 21 anos, em 02/02/1979;
  • Bon Scott (AC/DC) 33 anos, em 19/02/1980;
  • John Bonham (Led Zeppelin) 32 anos, em 25/09/1980;
  • David Byron (ex Uriah Heep) 38 anos, em 28/02/1985;
  • Raul Seixas 44 anos, em 21/08/1989;
  • Jonathan Melvoin (The Smashing Pumpkins) 34 anos, em 12/07/1996;
  • Erik Brødreskift (Borknagar) 29 anos, em 04/10/1999;
  • Allen Woody (The Allman Brothers Band) 44 anos, em 26/08/2000;
  • Dee Dee Ramone (Ramones) 50 anos, em 05/06/2002;
  • John Entwistle (The Who) 57 anos, em 27/06/2002;
  • The Rev (Avenged Sevenfold) 28 anos, em 28/12/2009;
  • Paul Gray (Slipknot) 38 anos, em 13/01/2010;
  • Amy Winehouse 27 anos, em 23/07/2011;
  • Mike Starr (Alice in Chains) 44 anos, em 08/03/2011;
  • Chorão (Charlie Brown Jr) 42 anos, em 06/03/2013;
Cornucopia fala sobre pessoas que caem na ilusão da riqueza.

Mas o que é Cornucopia? Na mitologia grega, era um vaso em forma de chifre e dentro dele haviam frutas e flores. Do latim cornu copiae, significa chifre da abundância.

Conta a mitologia grega que Cronus estava devorando todos os seus filhos, com medo que algum deles o destronasse. Reia não conseguira salvar seus filhos, até que finalmente enganou Cronos, e deu uma pedra para que engolisse ao invés de seu último bebê: Zeus.

Zeus foi escondido de seu pai canibal em Creta. Muitas criaturas ajudaram a criar o menino, mas a mais famosa delas é a cabra Amalteia que o amamentou. Um belo dia enquanto o menino deus brincava com a cabra, quebrou um de seus chifres. Chifre este que tinha o poder de prover alimentos infinitamente _ conforme uma das versões da lenda.

Desde então a Cornucopia passou a simbolizar a abundância, a prosperidade, a riqueza.

A instrumental Laguna Sunrise, é inspirada em Laguna Beach, California onde Iommi passou uma noite _ qualquer um fica inspirado com um lugar bonito como este.

St. Vitus Dance: O cara ama a mina e a mina ama o cara, mas a mina contou uma mentira pro cara e o cara não quer mais ficar com a mina porque acha que a mina é interesseira. Coisas da vida.

Ok, mas o que o tal do St Vitus tem a ver com isso? Dança de São Vito (ou de São Guido ou Coreia de Sydenham) é uma doença neurológica onde a pessoa tem movimentos aleatórios e involuntários. Tem uns videos no youtube com pessoas com esta doença _ é muito bizarro e triste.

A origem do termo popular "dança" ou Doença de São Guido, ou também por alguns chamada Doença de São Vito, tem origem na Idade Média. Fungos, hoje sabidamente alucinógenos, cresciam junto aos campos de centeio, dos quais os pães eram feitos. Frequentemente, tais alimentos provocavam reações incompreensíveis para o conhecimento da época. Multidões se punham a dançar histericamente e a autoflagelar-se em frenesi, após comerem pães contendo os referidos fungos. Muitas vezes ocorriam manifestações típicas de ergotismo com movimentos involuntários associados a sintomas digestivos.

São Vito era conhecido por ter curado o filho epilético do imperador romano Diocleciano (244 - 305 DC) que estava doente _ o candidato a santo foi morto depois por Diocleciano. O povo daquela época (século XIV e XV) associou a doença a um castigo do santo aos pecadores.

Agora, qual a conexão da letra com seu nome é difícil dizer...

O álbum encerra com Under the Sun / Every Day Comes and Goes que manda aquela velha mensagem: seja você mesmo e não deixe magos negros ou pregadores ou pessoas vazias interferirem na sua vida. É o único jeito de enfrentar a vida!


[1972] Black Sabbath Vol. 4


Wheels of Confusion / The Straightener
Tomorrow’s Dream
Changes
FX
Supernaut
Snowblind
Cornucopia
Laguna Sunrise
St. Vitus Dance
Under the Sun / Every Day Comes and Goes

Formação:

Bill Ward – Bateria
Geezer Butler – Baixo, Mellotron
Ozzy Osbourne – Vocal
Tony Iommi – Guitarra, Piano, Mellotron

Lançamento:

1º de Setembro de 1972 pela Warner Bros Records

Fontes:

Wikipedia
SongFacts
Urban Dictionary
Músicos mortos por overdose
Dança de São Vito
Epidemia da Dança
São Vito
Livro: I am Ozzy

Postar um comentário

0 Comentários