12 Trabalhos de Hércules [3]

VII – O Touro de Creta

Touro de Creta
Lembram-se do touro bonitão que Posêidon deu ao rei Minos? [Se não lembra clique aqui]. Então, Posêidon tornou o touro selvagem e ele passou a devastar os campos de Creta.

Hércules tinha que levar o animal vivo para Euristeu [começo a desconfiar que ele era sádico]. Minos desafiou Hércules a levar o touro sozinho.

Ahahaha. Moleza para nosso herói. Ele levou o touro montado nele ainda [e tem peão que se orgulharia de montar o boi bandido].

Euristeu ia sacrificar o touro para Hera, mas ela não quis. Euristeu soltou o touro.


VIII – As Éguas de Diomedes

As Éguas de Diomedes
Nova tarefa de Hércules era capturar as éguas de Diomedes, rei da Trácia e filho de Ares [deus da guerra].

Estas éguinhas cuspiam fogo, eram carnívoras e antropófagas [comiam gente].

Hércules invadiu o palácio e ao melhor estilo Sidney Magal... não, não, Steven Seagal, e começou a bater em todo mundo, pegou Diomedes e suas éguinhas.

No caminho de volta, as éguinhas estavam famintas. Hércules, mostrando sua bondade, deu Diomedes para que elas o comessem. Que bonzinho =D

Quando as entregou para Euristeu, ele ficou com medo e mandou que Hércules as soltasse.


IX – O Cinto de Hipólita

O cinto de Hipólita

A [invejosa] filha de Euristeu queria o cinturão que a rainha das Amazonas, Hipólita, recebeu de Ares. Hércules teve que ir buscá-lo.

Tentou argumentar com a amazona, mas Hera, a corna, incitou as amazonas a lutarem contra Hércules e seus companheiros _ Teseu, Télamon, Peleu e outros.

O desfecho todos sabem. Eles venceram e Hércules ficou com cinturão para entregar a Euristeu.




X – Os Bois de Gérion

Os Bois de Gérion

Hércules teve que vencer vários monstros para roubar os bois vermelhos e entregá-los a Euristeu.

Gérion era um gigante de três cabeças e corpo triplo [como assim?!], filho de Crisaor e Calírroe. O rebanho era guardado por Eurítion e Ortro (irmão de Cérbero) um cão de três cabeças.

Hércules foi para cumprir mais este trabalho! Derrotou Ortro e Eurítion primeiramente e depois o gigantão.

O problema maior foi Hércules voltar para Micenas sem perder nenhum dos bois, pois vários ladrões tentaram roubá-los.

Ao chegar, Euristeu ofereceu novo sacrifício à deusa Hera, a corna. Ela aceitou desta vez.






XI – Os Pomos de ouro das Hespérides

Atlas ganhou um dia de folga hehe
Gaia deu à Hera os pomos de ouro [não é aquela bolinha de quadribol do Harry Potter, são maçãs de ouro] como presente de casamento para que ela plantasse em seu jardim.

Hera colocou as belas Hespérides [ninfas] e um dragão imortal de 100 cabeças [eita!] para guardá-las. Hércules tinha que trazer algumas maçãs para Euristeu...

Havia, contudo um problema. Onde ficava o jardim da Hera, a corna? [estou começando a ter pena da Hera, ela vivia sendo traída e mesmo assim tem fama de má. Mundo machista?].

Resumindo, Hércules andou muito, matou muita gente pelo caminho e ainda salvou Prometeu matando a águia que diariamente comia o fígado dele e libertando-o das correntes.

Aí, tem duas versões: 1) Ele colocou o dragão para dormir e ganhou as maçãs das Hespérides. 2) Atlas foi colher as maçãs no jardim enquanto Hércules ficou no seu lugar sustentando os céus.

No fim, Euristeu entregou as maçãs para Atena QUE DEVOLVEU PARA O JARDIM DE HERA. [para que tudo isso então, me digam!!!].


XII – Cérbero, o guardião do Hades

Hércules levando cãozinho para passear.
O último trabalho de Hércules era entrar no mundo dos mortos [o outro lado] e trazer o filhinho de Equidna [ela de novo] e Tífon, o cão de três cabeças e cauda de serpente, Cérbero.

Hércules desceu ao mundo dos mortos com o deus Hermes, libertou Teseu com a permissão de Perséfone e foi até Hades pedir permissão para capturar Cérbero [que gentil].

Hades deixou desde que o herói fizesse isto sozinho e sem armas. Hércules o venceu apertando Cérbero em seus braços quase o sufocando. Depois disso o cão ficou mansinho e foi com ele para Micenas.

Chegando lá, Euristeu ficou com medo do cão e se escondeu em um vaso [ahaha]. Hércules devolveu o cão para Hades e finalmente terminava seu trabalho para Euristeu.





Estes foram os 12 trabalhos de Hércules.

Sempre lembrando que a mitologia pode sugerir versões diferentes para este mitos ou alguns elementos específicos que sejam diferentes em cada um deles.

Hércules ainda tem um número enorme de façanhas em outras aventuras, mas isto fica um possível futuro post sobre nosso herói.

Auf Wiedersehen!

Postar um comentário

0 Comentários